O chá preto aumenta a capacidade de distensão e expansão das artérias, mas esta acção é bloqueada se lhe for adicionado leite. As conclusões resultam de um estudo realizado por cientistas do Hospital Charité, da Universidade de Berlim, que apontam como culpada a caseína, uma proteína do leite.
Depois de testados os efeitos vasodilatadores do chá, provocados pela síntese de óxido nítrico, em células aórticas e endoteliais de ratos de laboratório, os investigadores alemães observaram os efeitos do chá com 16 mulheres pós-menopáusicas que beberam meio litro de chá preto, chá preto com com 10 por cento de leite desnatado ou água (para controlo), em três ocasiões separadas.
O artigo, publicado no European Heart Journal, revela que o leite inibiu totalmente o efeito cardiovascular do chá. A explicação mais provável é, segundo os cientistas, de que a caseína do leite se associa às catequinas do chá, formando complexos que anulam a sua actividade biológica.
Fonte: LUSA e European Heart Journal
9/1/2007