O porta-voz do Centro de Investigação do Cancro do Reino Unido, Ed Young, reconhece que este estudo sugere que os alimentos com fibra, para além de reduzir o cancro do cólon, tambem podem ajudar “a proteger contra o cancro da mama em mulheres jovens”. Este é um dos mais importantes reconhecimentos científicos em relação ao estudo da Universidade de Leeds, que analisou os hábitos alimentares de 35 mil mulheres entre os 35 e os 69 anos.
Destas, as cerca de 16 mil pré-menopaúsicas que faziam uma dieta rica em proteínas e baixa ingestão de fibra e vitamina C, registaram uma maior propensão de desenvolver cancro da mama. De acordo com os investigadores da Universidade de Leeds, isto acontece porque a fibra afecta a forma como o corpo processa e regula o estrogénio, a hormona feminina que atinge níveis mais elevados na pré-menopausa.
Os cientistas sublinham a importância de uma dieta rica em fibra, com cereais, pão integral, massa, fruta e vegetais.
26/1/2007