“Nos inúmeros estudos metabólicos publicados, o consumo de edulcorantes não tem repercussão na sobrecarga calórica, ou seja, não tem impacto negativo no equilíbrio energético dos indivíduos e na gestão do peso, podendo, por isso, ser um aliado na prevenção da obesidade”, de acordo com Conceição Calhau, docente de toxicologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, no âmbito do 11º Congresso Português de Obesidade.
Conceição Calhau apresentou ainda um estudo que poderá, em breve, reforçar os benefícios associados ao consumo dos edulcorantes: “tudo indica que o aspartame induz a saciedade e, desta forma, actua contra a obesidade”.
Mas nada disto surtirá o efeito desejado se o consumidor não mudar a sua atitude perante o que come. “Está comprovado que os edulcorantes não têm valor calórico. O problema surge quando as pessoas pensam que ao ingerirem estes alimentos podem cometer outros pecados de boca. Esse sim é o problema para o aumento de peso”, refere ainda a Professora. “A obesidade não tem a sua resolução apenas na questão das calorias, sendo importante actuar sobre os outros factores” conclui.16/11/2007
|