Os tipos de queijo fortificado existentes no mercado podem provocar efeitos semelhantes ao consumo de suplementos alimentares de vitamina D. O estudo foi publicado no Journal of Nutrition e põe em evidência o debate recorrente sobre as formas mais eficazes de obter a vitamina. Alguns especialistas discordam das recomendações para a exposição solar (a vitamina D é sintetizada no corpo após a exposição ao sol), já que, só nos Estados Unidos, são diagnosticados mais de 1,5 milhões de casos de cancro de pele.
Mas para além das carências provocadas por uma dieta empobrecida, as populações situadas mais a norte também apresentam frequentemente déficit desta vitamina. De acordo com os responsáveis do estudo, os queijos fortificados podem ser uma boa opção para aumentar a quantidade de vitamina D biodisponível nos alimentos.
27/6/2008