Os homens que comem peixe e/ou camarão cinco vezes por semana têm um risco 40% menor de virem a desnevolver cancro colo-rectal. Embora a causa específica deste efeito protector não tenha sido identificada, os investigadores acreditam que os ácidos gordos ómega 3 e a vitamina D do peixe podem ser os responsáveis. Outra hipótese é a de que os apreciadores de peixe ingerem menos carne vermelha –conhecida por aumentar o risco de cancro do cólon. Mas atenção: ao optar por uma travessa de frutos do mar, não os frite: grelhe-os. E não abuse da manteiga.
Num outro estudo, cientistas suecos seguiram quase 17 mil bebés. Mesmo antes dos nove meses de idade, uma dose de peixe eliminou o risco das crianças desenvolverem eczema. A introdução de peixe na alimentação de crianças reduz o risco de contrair esta doença de pele em 25%, em comparação com crianças que nunca o comeram, afirmam pediatras da Universidade de Gotemburgo no British Medical Journal.
24/10/2008