|
Uma revisão de estudos sobre dietas alimentares e doenças de coração estabelece uma relação forte entre dietas ricas em verduras e frutos secos e o modelo de dieta mediterrânica (rica em fruta, verduras e peixe) e um menor risco de doenças de coração. A pesquisa, que reviu 50 anos de estudos, foi feita por cientistas da Universidade McMaster, no Canadá, e publicada em Abril pelo Archives of Internal Medicine. Para o fazer os cientistas escolheram quase 150 estudos e mais de 40 provas aleatórias sobre ligações entre dietas diferentes e doenças de coração. Os resultados mostraram:
• Evidências claras de uma relação protectora entre a ingestão de verduras, frutos secos, dieta mediterrânica e modelos dietéticos de alta qualidade, e a doença coronária.
• Evidências claras de um efeito nocivo resultante da ingestão de ácidos gordos trans e de alimentos com um alto índice glicémico.
• Fortes relações protectoras de dietas ricas em ácidos gordos monoinsaturados e prejudiciais no caso do modelo dietético "ocidental" (mais rico em carnes vermelhas e processadas, produtos lácteos gordos e alimentos refinados).
• Nas provas aleatórias só o modelo dietético mediterrânico provou reduzir o risco de doença de coração.
9/5/2009
|